programa

Apesar do constante crescimento da região metropolitana do Cariri, pode-se observar a deficiência de propostas que atendam à população carente nela inserida. Tendo por base a influência da Universidade Federal do Cariri – UFCA e seu papel como um agente transformador, necessita-se encontrar meios que promovam e intensifiquem uma maior interação entre a Instituição de Ensino Superior – IES e a sociedade.

O Programa Edifique Ações nasceu do interesse de gerar uma participação mais ativa dos estudantes da UFCA nas questões sociais, visando promover ações voltadas às famílias e jovens em situação de vulnerabilidade social, além de instituições da rede socioassistencial.

O Edifique Ações tem como objetivos principais: fortalecer a formação dos estudantes na UFCA através da vivência com ações de extensão, do compromisso social da Universidade e das profissões; capacitar alunos do Ensino Médio oriundos da rede pública para o acesso, a permanência e a qualificação no ensino superior, estimulando as trocas de saberes entre academia e sociedade;  fomentar, idealizar e desenvolver ações na região do Cariri com o intuito de contribuir com uma sociedade consciente e cidadã.